segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Na hora do almoço...


Hoje após o almoço e querendo aproveitar o sol (que há tempos não se tinha por aqui), fui caminhar com minha amiga. Ah, como é bom ajudar no processo digestivo. Mas enfim, não é isso que eu quero compartilhar.
Quando estava retornando desta caminhada, paramos em um posto de gasolina (que mais parece um mercadinho), pegamos nossas guloseimas e esperamos nosso atendimento. Durante este breve tempo, tive o desagrado em escutar uma lacônica “conversa” que “uau”, me deixou um tanto curioso, por isso vou tentar reproduzir a mesma, vejamos:
1º indivíduo “Cara vou comprar essa paradinha meu. Tipo, muito irado, tá ligado? Essa paradinha é muito massa.”
2º indivíduo “Meu, tenho essa paradinha em casa. Muito boa, recomendo.”
1º indivíduo “Pô, vou comprar também essa parada”
Bom, não deu pra ouvir mais, pois chegou a minha vez em ser atendimento, mas é claro que fiquei curioso pra saber qual era a paradinha que era motivo conversa. Desta forma, de maneira dissimulada olhei para o bem, objeto da “paradinha” deles. Pasmem, era daqueles isopores em forma de lata de cerveja da Heineken.
Bom, na realidade o texto serve não para contar sobre a conversa alheia, mas sim, sobre a forma de expressão das pessoas. Atualmente é comum substituir determinadas palavras, por expressões que denotam um dizer sem nada dizer.
Enfim, fato é que a cada dia torna-se mais comum utilizar expressões sem coesão, do que utilizar palavras formais ou, os nomes reais dos objetos, pessoas, lugares e etc.
De qualquer sorte, não quero que entendam como uma crítica, na realidade ainda sustento o que disse em outra postagem “viva as várias formas de expressão”, entretanto, só senti a necessidade dizer que há espaço para todos. Desde àqueles com um linguajar rebuscado, até àqueles com expressões diversas, “tipo assim, tá ligado na paradinha?”, “fikadika”.

2 comentários:

  1. Também não gosto muito dessas gírias ou modos de falar...Não sou contra e na verdade eu não consigo falar assim. Também nunca tive vontade...À propósito, será que eu entendi corretamente a última palavra!? Talvez uma mensagem subliminar! hehe

    A gente se fala,
    abraço,

    ResponderExcluir
  2. ahahah "fikadika", "tá ligado na paradinha"?

    Enfim, quiçá venha ser uma mensagem subliminar ou então nós, devido o parco conhecimento que abarca nossos seres, não temos a ínfima competência de compreender essas dicções "módicas" por assim dizer.

    Conversamos,
    abraços

    ResponderExcluir